Centro Comunitário Comuna Urbana Dom Helder Câmara

A favela Vila Esperança era localizada ao lado da estação da CPTM Sagrado Coração de Jandira. Com a reintegração de posse desse terreno, os habitantes da favela foram despejados. Iniciou então um trabalho do Padre João Carlos em parceria com a Caritas São Francisco e a prefeitura de Jandira, com o objetivo de alugar um terreno aonde as famílias pudessem morar.

Ento de 2003 foi alcançado esse objetivo e as famílias foram morar em um terreno aonde a Caritas implantou uma creche para atender as crianças da comunidade. Enquanto isso, as famílias juntas com o Padre João Carlos, a Caritas e a Prefeitura, estavam procurando um terreno aonde construir as próprias casa. Foram envolvidas a Prefeitura, o Estado e até o Governo Federal.

Em 2005 juntou-se também o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que trouxe, através de um grupo de estudantes, uma propósta arquitetonica para a comuna que ia surgir: acharam um terreno em Jandira e foi construida a Comuna Urbâna Dom Hélder Câmara. As obras começaram em 2007 e terminaram entorno de 2011. A estrutura constava de um salão comunitário também, aonde eram atendidas as crianças. Entorno de 2014 foi terminada a estrutura da creche também, a qual hoje em dia atende em total 50 crianças de 6 até 14 anos, e quatro salas de educação infantil, atendendo em total 100 crianças.

Sobre a Unidade:

Rua Lemans, 669
Jardim São João, Jandira, SP.
CEP: 06634-010.

Coordenadora: Jacqueline Pereira Santos.