Quem Somos

A Associação Caritas São Francisco trabalha desde o ano 1988 na cidade de Jandira. A Associação atende crianças de 2 até 5 anos no periodo integral e crianças de 6 até 14 anos no periodo extra-escolar. Além disso, a Associação desenvolve outros projetos na área da assistência de jovens e adultos, através dos cursos profissionalizantes. A Caritas tem por valores fundantes o amor e a solidariedade, seguindo o exemplo de São Francisco.

Nossa História

A Associação Caritas São Francisco é uma ONG (Organização Não Governamental), constituída em 1983, por pessoas da comunidade de Santa Ana da paroquia de São Francisco de Assis, juntamente com o padre João Carlos Pacchin. Há mais de trinta anos a associação desenvolve um trabalho para e com a comunidade de Jandira. A Caritas se constituiu a partir da necessidade das famílias de ter um lugar onde deixar as suas crianças, assim que as mulheres da comunidade se organizaram para constituir esse lugar. Se no começo era um espaço de cuidado informal, com crianças de todas as idades e sem muitas regras a não ser o amor para as crianças, ao longo do tempo a estrutura foi se formalizando, constituindo-se em uma organização do terceiro setor: a Caritas São Francisco.

A Caritas desenvolve suas atividades sociais e educativas voltadas para crianças, adolescentes e seus familiares nos projetos de educação infantil e pós-escola, mantendo um olhar especial para os alunos de baixo nível sócioeconômico-cultural.

A instituição faz parte do processo de transformação social que abarca a cidade de Jandira e o Brasil inteiro: ela transforma a realidade entorno dela mas ao mesmo tempo é transformada por a realidade e as pessoas que a compõem. Por isso, ao mudar do contexto no qual a Associação trabalha ela mudou também, tornando-se uma estrutura que não é focada só em atividades assistenciais e de cuidado, mas também em atividades educativas. Com o tamanho e a dimensão que a entidade foi tomando ao longo dos anos e por causa da carência no Municipio de Jandira de unidades educacionais para atender a grande população infantil existente, foi necessário que a instituição se especializasse na área da educação, com profissionais capacitados e suas estruturas modificadas, para dar conta de atender a demanda educacional, de forma organizada e articulada. Sem deixar de ter um olhar social ou tirar o foco deste aspecto, a Associação vê a educação como uma das principais ferramentas para a transformação da realidade social: a educação tem um papel fundamental na transformação da sociedade. O objetivo de uma sociedade melhor só pode ser alcançado formando seres humanos livres e solidários.

Assim sendo, a Caritas constrói um trabalho coletivo, buscando o crescimento comunitário dos funcionários, das crianças e das suas famílias. E’ uma tarefa desafiadora, que exige empenho, paciência, persistência no objetivo geral que ela quer alcançar: o desenvolvimento pleno dos alunos em cidadãos coscientes e críticos.

Nesse contexto, valorizamos a função educacional da instituição intimamente ligada com a função social e seguimos Paulo Freire com a concepção de uma educação libertadora e despertadora, na qual o educando é um sujeito ativo no seu mesmo processo de aprendizagem. Além disso, a Associação trabalha em consonância com os parâmetros curriculares nacionais e com as leis que regem e determinam a educação no nosso país, seguindo os eixos definidos nelas a partir do princípio de integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança na educação dela. Por fim, a Associação sempre busca novos conhecimentos e novas parcerias com o objetivo de melhorar a proposta pedagógica.

A Associação sempre busca novos conhecimentos e novas parcerias com o objetivo de melhorar a proposta pedagógica. Por fim, a Associação è uma entidade sem fins lucrativos e é mantida através da ajuda da Ong italiana “Jandira Onlus”, da colaboração dos pais, das doações de pessoas físicas e jurídicas e do repasse mensal de recursos públicos do Município de Jandira através do Chamamento Público e Termo de Colaboração.

Rua José Longo, 148
Jd Sagrado Coração – Jandira, SP.
CEP 06608-340.
CNPJ 51.245.470/0001-56