Padaria Comunitária

O projeto da Padaria Comunitária surgiu de uma ideia do Padre João Carlos. A Padaria foi construída perto do salão comunitário da Comuna Urbana e faz pão todo dia de manhã para as 6 estruturas da Caritas, em total mais de 900 crianças. Mais do que isso, foi organizado dentro da Padaria um curso de panificação, com a parceria de um padeiro italiano, para jovens e adultos. Foi pedida só uma pequena contribuição para os participantes mas a maioria das despesas ficou para a padaria mesma. O curso tinha três principais objetivos: capacitar jovens a adultos para trabalhar em uma padaria; estimular a consciência em relação ao consumo responsável; incentivar a produção familiar de alguns bens primarios, por razões economicas (gastar menos) e por razões de saúde e sustentabilidade.

Hoje em dia, a Padaria acolhe também as crianças da Escola e Vida da Associação Caritas para periodicamente realizar atividades e aulas sobre o processo de produção do pão. Ela é um projeto social parcialmente financiado pela Associação Caritas em parceria com a Associação Pró-Moradia Comuna Urbana, a qual administra e gere a Padaria conforme Termo de Parceria firmado entre as duas entidades sem fins lucrativos.

Telefone da Padaria: 2680-2400.