As Oficinas

OFICINA DE INFORMÁTICA

A informática vem adquirindo cada vez mais umportância na vida das pessoas. Sua utilicação já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida. Cresce a cada ano o número de famílias que tem um computador em casa. O objetivo da oficina de informática além da capacitação profissional é mostrar um novo jeito de interagir e competir com a igualdade na busca por seus sonhos. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem. Com a inclusão digital o acesso a informação se tornou muito mais fácil: as pessoas, em qualquer lugar, podem tirar as dúvidas por meio de uma pesquisa e ainda conseguir colocar os estudos em dia. Infelizmente, muitas pessoas sentem dificuldade em usar um aparelho tecnológico por não ter hábito de usá-lo no dia a dia mas, através do curso, podem criar o costume e ter mais facilidade. Além disso, elas vão aprender a filtrar a grande quantidade de informações presentes no web, tornando-se adultos conscientes do mundo que os contorna.

Através desse curso então, as crianças e os adolescentes aprendem a usar, de forma correta e consciente, a ferramenta fundamental para viver no mundo de hoje, para poder transformá-lo em um mundo melhor para todos.

OFICINA DE ARTESANATO

A arte é um instrumento de comunicação, nela não só dialogamos com as subjetividades, aprendendo a conhecer o outro e a nós mesmos, como desenvolvemos a percepção, a criatividade, a estética, além de aperfeiçoarmos o olhar sobre o mundo em que estamos inseridos. As atividades dessa oficina visam desenvolver a criatividade, a autonomia, a sociabilidade e a percepção; elas incentivam a explorar a plasticidade e potencialidade motora e expressiva, além de possibilitarem a elevação da autoestima, motivando as crianças a superação de seus limites e dos impostos pela comunidade. O trabalho artesanal estimula também o desenvolvimento psicosocial, afetivo e cognitivo das crianças.

OFICINA DE LITERATURA E TEATRO

A oficina de literatura e teatro foi pensada como um espaço de criação e produção cultural em que as crianças sejam criadores e não apenas consumidores de cultura. Um espaço para praticar a troca espontânea qua a leitura crítica proporciona.

Através de estratégias lúdicas e criativas, a oficina busca despertar o interesse para a leitura e para o ato de ouvir histórias, estimulando a imaginação e a criatividade dos novos leitores; envolve a investigação do espaço cênico, a pesquisa do movimento corporal, a expressão vocal e rítmica do aluno-ator, cenário, figurino, iluminação e a sonoplastia pertinentes à produção teatral. Além de contribuir com a atividade artístico-cultural na comunidade, a oficina possibilita o intercâmbio de experiências entre as crianças.

OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A oficina de Educação Ambiental faz parte do objetivo geral de criar uma Caritas verde. Nós acreditamos que seja fundamental dialogar com as crianças sobre o Meio Ambiente assim que elas cresçam com a consciência da importância de cuidar do nosso planeta. Para fazer isso, cada unidade de Escola e Vida possui uma pequena horta aonde as crianças aprendem sobre as técnicas de cultivo orgânico e produção de alimentos, entendendo a necessidade de ter uma vida saudável. Através da prática nas hortas discutimos temas transversais ligados ao Meio Ambiente, resíduos sólidos e os elementos da terra.

A oficina de Educação Ambiental está focada também nos canteiros pedagógicos, isto é pequenos canteiros de hortas e jardins, que permite um aprendizado multidisciplinar e formação de pensamentos voltados a preservação do meio ambiente, ecologia, produção de alimentos e alimentação saudável. Nesses canteiros, os alunos aprendem entre outras coisas a plantar, colher, cuidar, regar, podar, tratar e adubar a terra e iniciativas de fitossanidade, (reconhecer a cadeia alimentar, coleções de insetos, microorganismo, saúde das plantas), formação estrutural do solo, nutrição das plantas sem uso de defensivos químicos e ou sintéticos. As crianças aprendem também sobre gestão de resíduos sólidos e orgânicos (através da compostagem e da reciclagem). Por fim, são abordadas macrotemáticas tais como os recursos naturais renováveis e não renováveis, polluição, desmatamento, mudanças climáticas entre outros.

OFICINA DE RECICLAGEM

A oficina de reciclagem visa estimular a consciência das crianças em relação à preservação do meio ambiente: materiais e objetos que nós achamos inutilizáveis podem ser transformados em um brinquedo, jogo ou objeto de outro tipo. Essa oficina envolve não só a criança mas também os pais e a comunidade em geral porque todos são incentivados à doar o material para reciclar.

Além disso, o ato de reciclar faz com que as crianças reflitam sobre a importância da redução do consumo e reutilização dos produtos, evitando o desperdício. Mais ainda, essa oficina desenvolve a criatividade e a imaginação das crianças, as quais são desafiadas à criar um novo objeto com as próprias mãos.

OFICINAS DE JOGOS E BRINCADEIRA

Os jogos e brinquedos, embora sendo um elemento sempre presente na humanidade desde seu início, também não tinha a conotação que tem hoje, eram vistos como fúteis e tinham como objetivo a distração e o recreio. Pelo contrario, os jogos e as brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento motório e intelectual das crianças. Por intermédio do jogo e do brincar a criança expressa suas fantasias, seus desejos e suas experiências reais de um modo simbólico: a imaginação e a criatividade fluem por conta da ludicidade. Por estarem envolvidas com os mais diversos meios tecnológicos, hoje muitas de nossas crianças não querem brincar, o brincar muitas vezes se torna pouco atrativo e por isso precisamos brincar com nossos educandos e estar aprimorando seus conhecimentos de forma lúdica e criativa.

O faz-de-conta é uma atividade de grande complexidade, uma atividade lúdica que desencadeia o uso da imaginação. Pelo faz-de-conta a criança pode reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade.

Os jogos de regras são classificados em jogos sensório-motor, e intelectual. O que caracteriza o jogo de regras é a existência de um conjunto de leis imposto pelo grupo, sendo que seu descumprimento é normalmente penalizado, e uma forte competição entre os indivíduos. O jogo de regra pressupõe a existência de parceiros e um conjunto de obrigações (as regras), o que lhe confere um caráter eminentemente social.

A oficina de jogos e brincadeira tem como objetivo o de proporcionar para as crianças esse momento muito importante para o aprendizado deles, através de brincadeiras livres e orientadas.