Nossa Missão

O mundo de hoje é um mundo que se tornou violento, desigual, injusto, individualista, sem amor e no qual os valores mais importantes são os valores materiais, ligados à riqueza material, ao consumismo. Os valores altos, espirituais, tais como o respeito da pessoa humana, a empatia, a justiça social e a importância da família e dos sentimentos de união e soliedariedade, não são valorizados. A comunidade da Caritas não se reconhece nesse mundo e trabalha, através da educação, para contruibuir para melhorá-lo.

O que move as ações da Associação Caritas São Francisco é a esperança de um mundo melhor que só pode ser realizado através da pratica do amor, do respeito e da solidariedade, entre si e com as crianças. Seguimos o exemplo de São Francisco, como referencia de história de vida e dedicação aos mais pobres. Tudo isso por meio de uma educação de qualidade, que visa oferecer um aprendizado de periodo integral, respeitando as varias etapas e fases de vida de nossas crianças.

A Caritas São Francisco acredita na importância da educação como instrumento para mudar a sociedade, criando um ser humano livre, criativo e solidário. Por isso, a Instituição visa oferecer uma educação pautada nos princípios de uma democracia participativa, comunitária, humanista e ambiental, tornando-se um espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício de sua plena cidadania. O processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes “cristalizado” e desemboque em um processo de produção e de apropriação de conhecimento, possibilitando, assim, que o cidadão torne-se crítico.

Nós agimos em conformidade com a visão do construtivismo: colocamos os alunos no centro do processo de aprendizagem com liberdade para questionar, se expressar, argumentar, e até mesmo tirar suas próprias conclusões. Assim sendo, nós queremos proporcionar para as nossas crianças um espaço aonde se valoriza a criação de conhecimentos através da brincadeira, do brincar ao ar livre, do contato com a natureza.

Ainda por cima, a Associação Caritas tenta trabalhar de forma sustentável, mantendo um olhar especial para as questões relacionadas a preservação do meio ambiente. Portanto a Instituição insere, na sua proposta pedagógica, aulas de educação ambiental com as crianças de todas as idades assim que, desde pequenos, eles tenham a oportunidade de entrar em contato com a natureza para entender a importância da mesma.

Rua José Longo, 148
Jd Sagrado Coração – Jandira, SP.
CEP 06608-340.
CNPJ 51.245.470/0001-56