Jovem Aprendiz

O projeto do “Jovem Aprendiz” é baseado na lei federal 10.097/2000 que estabelece a criação do Programa Nacional do Jovem Aprendiz. Ele é um jovem entre os 14 e os 24 anos que deve ser contratado como aprendiz por uma empresa de médio ou grande porte. As empresas são obrigadas por lei a ter uma cota de aprendizes entre os seus funcionários.

O aprendiz receberá um salário e trabalhará na empresa durante 4 dias por 6 horas. O quinto dia da semana ele frequentará um curso de capacitação profissional em uma entidade. Geralmente esse serviço é fornecido pelas entidades nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT etc.) mas, pela lei, também outros tipos de entidades podem oferecer esses cursos. Na cidade de Jandira infelizmente não tem nenhuma entidade que proporcione esse serviço para os jovens assim que, de um lado, eles não têm muitas oportunidades de entrar nesse programa e, do outro, as empresas são obrigadas a buscar parcerias nas cidades limítrofas. A Associação Caritas São Francisco quer se inserir nesse programa para alcançar dois objetivos: em primeiro lugar nós queremos dar continuidade ao projeto da escola e vida, acompanhando as crianças que, com 14 anos, saem das nossas estruturas e, em segundo lugar, nós queremos apoiar os jovens e as empresas de Jandira de forma geral, permitindo o cumprimento da lei.

Para mais informações, vejam aqui:

Lei Federal 10.097/2000: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10097.htm

Lei Municipal: ttps://leismunicipais.com.br/a/sp/j/jandira/lei-ordinaria/2007/169/1681/lei-ordinaria-n-1681-2007-institui-a-criacao-ao-projeto-jovem-aprendiz-no-municipio-de-jandira-e-da-outras-providencias?q=jovem+aprendiz</p>

Manual da aprendizagem: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10097.htm

Rua José Longo, 148
Jd Sagrado Coração – Jandira, SP.
CEP 06608-340.
CNPJ 51.245.470/0001-56