Jovem Aprendiz

O Programa tem por finalidade o cumprimento da política pública voltada à promoção da profissionalização da juventude, atendendo ao chamado constitucional. O seu propósito é contribuir para o desenvolvimento social e profissional dos adolescentes, mediante atividades teóricas e práticas desenvolvidas no ambiente de trabalho, proporcionando-lhes, assim, sua primeira experiência profissional. Por consequência, o Programa contribui também com o aumento da renda familiar do adolescente, desperta nos jovens o interesse pela escola e a inclusão social.

Nestas condições a proponente irá assumir a condição de empregadoras, nos termos do art. 431 da CLT e, assim, cumprir com todas as obrigações trabalhistas e acompanhar o desenvolvimento físico, psíquico, moral e social do adolescente aprendiz, utilizando-se de locais e meios didáticos apropriados.

Proporcionar uma formação dentro dos conceitos de aprendizagem profissional, com conteúdo teóricos e práticos que promovam o desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes, jovens e adultos possibilitando o ingresso no mercado formal de trabalho, sem prejuízo de seus estudos, na condição de aprendiz, favorecendo a sua promoção e integração social.

Estabelecer um intercâmbio junto às empresas da região, estimulando a contratação definitiva do aprendiz. Oferecer o curso a pessoas, cujo padrão de oportunidades de desenvolvimento mostra-se incompatível com as atuais exigências de desempenho profissional, incorporando novos conhecimentos e a compreensão de princípios de trabalho, desenvolvendo competências básicas. De acordo com a Lei 10.097/2000, os aprendizes são aqueles jovens que estudam, trabalham e recebem formação para a profissão que estão se capacitando.

A carga horária do Programa de Aprendizagem na Associação Caritas São Francisco segue as definições validadas e divulgadas no CONAP – Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem e compreende um total de 1840 horas, incluindo 552 horas destinadas à formação teórica e 1288 horas destinadas à formação prática. A duração dos contratos de aprendizagem com os jovens e adolescentes terá duração de 24 meses.

Os aprendizes interessados em participar dos programas de aprendizagem da Associação Caritas São Francisco, poderão efetuar a inscrição através do formulário de cadastro de vaga disponível no site da instituição.

Para efetivar sua inscrição copie, cole o link abaixo e preencha o formulário: Formulário de Inscrição

 

    • Idade entre 14 a 18 anos.

 

  • Estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio.