Educação Infantil

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional afirma que a Educação Infantil na primeira etapa da Educação Basica tem a finalidade de “promover o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família”.

A criança de zero a cinco anos de idade é um ser humano profundamente suscetível às coisas que vê, experimenta, sente e vive. Por isso, a educação nesses primeiros anos é fundamental assim que planejar e organizar a proposta pedagógica se torna sempre mais necessário.

As concepções pedagógicas que guiam o trabalho da Associação Caritas são o contrutivismo e o interacionismo. Nessas perspectívas, o aprendizado se constrói através da troca entre o educando, o educador e o ambiente no entorno. O educando é sujeito ativo que cria os seus próprios significados ao longo do aprendizado. Diante das relações estabelecidas, o sujeito passa a ser produtor, isto é, ele cria novos conceitos, novas interpretações, reorganizando as que possui.

Assim sendo, o objetivo educacional geral da Instituição é oferecer um ensino de qualidade onde os saberes ensinados são reconstruídos pelos educadores e educando os quais, a partir dessa reconstrução, se tornam seres autônomos, questionadores inacabados. Nesse ambiente de aprendizado, as crianças podem socializar-se e sentir que pertencem ao grupo, dando oportunidades a cada um de desenvolver as próprias habilidades no tempo de cada um. As crianças poderão ajudar umas as outras, conversar, fazer amigos e aprender a viver em seu mundo. A convivência de crianças de idades diferentes permite que a troca de conhecimentos seja ainda mais ampla, assim que os menores podem aprender dos maiores e vice-versa. Acreditamos que tudo aquilo que a criança sabe, que foi construído por ela, passa a fazer parte de um patrimônio próprio, fruto de suas condutas, e não algo depositado por outra pessoa.

Portanto, na prática cotidiana, essas concepções se traduzem em atividades que tentam estimular a criatividade da criança, com algumas diferenças em relação à idade dos alunos. O trabalho pedagógico com as crianças é desenvolvido através do ludico, da brincadeira, introduzindo gradualmente noções de linguagem, matemática, natureza e sociedade. Para as crianças de creche, até os três anos, as atividades são um acompanhamento nos primeiros passos de descoberta da realidade, nas quais a criança vem explorando a realidade, o próprio corpo em si e em relação aos outros através do contato, da vista, da música, das conversas, contruíndo o seu próprio mundo. Relativamente as crianças de pré-escola, até os cinco anos de idade, o educador começa a incentivar a criança a se relacionar com novos conhecimento como os números, a linguagem oral e escríta, a sociedade, sempre atingindo a realidade da criança para que essas noções sejam adquiridas por meio do contexto real no qual a criança vive. Portanto, se faz necessário o uso de objetos concretos, da sala ou de fora, construídos pelas crianças ou com as crianças, e de referência reais ao contexto vivido para elas aprender fazendo e vivenciando.

Além disso, a Caritas busca ser uma instituição de ensino fundamentada em uma postura íntegra e justa, valorizando a escuta, o diálogo e o respeito. Para colocar em prática essas concepçoes pedagógicas, a Associaçao trabalha em um ambiente de cooperaçao e profissionalismo, desenvolvendo as atividades cotidianas em equipe, de forma organizada e planejada.

Rotina:

• 7:00 às 7:30hs - Entrada