Assistência Social

A primeira preocupação da Associação Caritas São Francisco é com as crianças e os adolescentes em situações de vulnerabilidade social. Desde a sua criação, a Associação se propôs de cuidar de crianças e adolescentes que ficavam sozinhos na rua enquanto os pais trabalhavam. Esse é um dos maiores problemas do Brasil em geral e também da cidade de Jandira: os adolescentes acabam trabalhando no trafico de drogas ou em outras atividades ilegais. Considerado isso, o objetivo principal dos projetos de assistência social é de tirar as crianças e os adolescentes da rua, desenvolvendo o projeto de Convivência e Fortalecimento de Vinculos.

As crianças de 6 até 15 anos ficam na Associação Caritas São Francisco no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos no periodo extra-escolar, participando das oficinas em grupos, interagindo com crianças e adolescentes de ambos os sexos, fazendo também as lições de casa com a ajuda (se necessário) de um profissional. Os principais objetivos são:

• Oferecer, de maneira permanente, oportunidades educativas e laborais às crianças e adolescentes, de ambos os sexos, objetivando desenvolver seu potencial;
  • Desenvolver programas sócio-educativos e profissionais em articulação com o ensino regular, em todos seus níveis, criando espaços para os assistidos descobrirem, vivenciarem e desenvolverem valores positivos, incutindo-lhes a auto-estima e o espírito de solidariedade;
  • Complementar a ação educativa do lar, da escola e do trabalho, abrindo a perspectiva aos assistidos de entrarem no mercado de trabalho, com a experiência adquirida nos programas desenvolvidos pela Associação;

Vejam as unidades que têm o Projeto Escola e Vida!

Para qualquer informação podem contatar o Assistente Social da Associação nesse endereço: assistenciasocial@caritasfrancisco.org.br